Um cortejo pela arte - Folha de Londrina




27/03/2012 -- 02h00

Um cortejo pela arte

Manifestação de artistas de rua acontece hoje em Londrina em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo
Saulo Ohara
Passeata-performance é organizada pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina
Um cortejo de celebração pela livre expressão da arte de rua será realizado hoje no Centro de Londrina em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, ambos festejados em 27 de março.

Integrado à programação do evento ''Londrina Mostra Teatro e Circo'', o cortejo contará com a participação de vários artistas locais, a maioria de grupos teatrais. O início está previsto para as 12 horas no Bosque, seguindo para a Concha Acústica e se encerrando no Calçadão.

Ao longo do percurso haverá pequenas esquetes e improvisos cênicos. ''Qualquer pessoa poderá participar''. ''Estamos pedindo apenas que todos levem sombrinhas, guarda-chuvas e guarda-sóis para enriquecer o figurino e se proteger do sol forte do horário'', diz Rogério Costa, um dos organizadores.

A passeata-performance é organizada pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (Marl), criado este ano pela união de grupos como Ás de Paus, Cia Teatro de Garagem, Triolé Cultural, Teatro do Oprimido e Exército Contra Nada. ''Nosso objetivo é discutir a arte pública, especialmente os problemas que enfrentamos com a burocracia na liberação de espaços públicos para manifestações artísticas na cidade. Não temos nenhuma intenção de criar embates, mas abrir para o diálogo'', explica Costa.

Ele reclama que, muitas vezes, os artistas de rua são taxados de vândalos. ''Alguns veículos de comunicação marginalizam a arte pública, confundindo manifestações artísticas com depredação do patrimônio público'', assinala. Para combater preconceitos e estereótipos, o movimento tem a proposta também de estimular a troca de informações, experiências e o intercâmbio entre os artistas com a finalidade de estabelecer ações políticas e culturais em conjunto.

Costa acrescenta que os objetivos têm atraído simpatizantes e adesões nos últimos dias, citando a fotógrafa Natália Turini, o designer gráfico Murilo Marçal e o coletivo As Incríveis Laranjas Podres Performáticas. De acordo com ele, as ações estão em sintonia com a Rede Brasileira de Teatro de Rua, responsável pela coordenação hoje de cortejos em vários cidades do País.

Para difundir suas ideias, o grupo postou uma ''Carta à sociedade e poder público de Londrina'' no blog www.movimentodosartistasderuadelondrina.blogspot.com. Um abaixo-assinado também está sendo divulgado pedindo apoio da população às suas reivindicações.

Serviço:

- Cortejo artístico
Quando - Hoje às 12 horas
Onde - Saída do Bosque e chegada no Calçadão
Nelson Sato

Reportagem Local

Vídeo Cortejo em Prol da Arte Pública

No dia mundial do teatro, também dia nacional do circo, o Movimento de Artistas de Rua de Londrina organizou uma celebração da arte em um cortejo em Londrina, em comunhão com a Rede Brasileira de Teatro de Rua, idealizadora da Mobilização Nacional, do dia 27 de março.